Friday 6 December 2013

(Descanse em paz Mandela, meu anjo) - *Kupumzika kwa amani Mandela, malaika wangu*


*Kupumzika kwa amani Mandela, malaika wangu*
 (Descanse em paz Mandela, meu anjo).


 Verdadeiramente é um dia triste para todos nós,
Nelson Mandela * Madiba *, ele é um ícone mundial, alguém que teve a coragem de lutar contra a opressão, o racismo, a tudo o que ele queria era igualdade de tratamento, o que nestes dias, que é o que precisamos, o tratamento justo e igualitário.

Lembro-me na década de oitenta, quando eu era apenas um miudo, e comecei a ouvir sobre ele, um prisioneiro chamado Mandela, eu ouvia dizer que ele falava contra o governo, incitava a rebelião, mas como o tempo passou, e eu tornei-me mais velho, comecei a entender a sua luta, e mais tarde na Televisão Portuguêsa, as imagens da África do Sul, as notícias sobre as muitas diferenças entre brancos e negros africanos, que coisa nojenta chamada Apartheid, e eu penso comigo mesmo, por que? Somos todos seres humanos, por isso que este tipo de tratamento?

Eu aprendi muito lendo sobre este homem, ele tornou-se uma grande influência na minha vida, depois de 27 anos numa cela, ele foi libertado, mas em seu coração, ele não tinha nenhum rancor contra aqueles que o oprimiram, ao invés disso ele lutou pelos direitos iguais para todos,o que faz dele um dos maiores líderes do mundo, ele pode ter deixado este mundo, mas seus ideais serão para sempre.
Eu sei que ele tem inspirado muitos como eu, e continuará a inspirar muitos da nova geração.

 Então, para você Madiba, só tenho isto para dizer, *Kupumzika kwa amani Mandela, malaika wangu*  (Descanse em paz Mandela, meu anjo).

Isto é o que o fez único;

Isto é o que o fez único. Em seu julgamento, em 1964, Nelson Mandela fechou a declaração a partir do cais, dizendo: "Lutei contra a dominação branca, e eu lutei contra a dominação negra. Eu estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver e alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer. "

Obrigado Madiba

4 comments:

  1. Um abraço apertadinho Júlio.
    Espero que estejas bem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado,
      Sim, está tudo bem, e contigo?
      Um abraço para ti também. :)

      Delete
    2. Tudo fine!
      Olha, queria enviar-te uma coisa por mail... mas não conheço nenhum endereço eletrónico teu... não me podes facultar essa informação? :)


      Beijinhos natalícios
      (^^)

      Delete
  2. Ola amiga.
    Mandei-te um email para jardisdrafro.......
    Vai da minha conta*Hotmail*

    ReplyDelete